Pau e Corda

“O carimbó não morreu! Está de volta outra vez! O Carimbó nunca morre, quem canta o carimbó sou eu!!”. Os populares versos de Mestre Verequete traduzem com perfeição o que pode ser visto no documentário “Pau e Corda: Histórias de Carimbó”, a nova atração da faixa Cultura.DOC, da TV Cultura do Pará – Canal 02.

Neste road movie filmado com tecnologia de alta definição (HD), o diretor Robson Fonseca e sua equipe percorrem quatro cidades do nordeste paraense atrás das histórias de grupos de carimbó. Para cada grupo, Robson propôs a gravação de um vídeo-clipe.



Mas para gravar os vídeos, o diretor e sua equipe conviveram com estes artistas populares. E neste processo de conhecimento, foram filmadas histórias, apresentações, curiosidades e cenas do cotidiano destas pessoas, pessoas que vivem e fazem o carimbó de raiz. Daí o nome “Pau e Corda: Histórias de Carimbó”.

Na TV, o documentário estreou dia primeiro de abril, às 18h30, e foi ao ar todos os domingos do mês no mesmo horário. A faixa Cultura.DOC foi lançada no mês de dezembro de 2011, com o documentário “Mora na Filosofia”, que aborda a figura humana de Benedito Nunes, um dos maiores intelectuais que o Pará e o Brasil já conheceram.