Quatro destinos

Este é o primeiro documentário dirigido por Robson Fonseca, que dirige e apresenta o programa “Invasão”, da TV Cultura. Além de diretor, Robson é apresentador e editor do documentário, o que para ele tornou o processo de finalização mais fluido. A equipe dirigida por Robson tem André Mardock na direção de fotografia, Felipe Cortez na produção executiva, Gilberto Bessa na iluminação e Luis Fabiano no suporte de transporte.

Essa turma realizou gravações em Belém, Santarém-Novo, Curuçá e Marapanim. Em Curuçá, a equipe foi recebida pelo grupo “Sabiá”, da vila de Araquaim. Em Santarém Novo, foi a vez dos “Quentes da Madrugada” serem os anfitriões. “O Uirapuru” encantou a equipe em Marapanim. E, em Belém, o “Sancari” fez a festa na rua Alvaro Adolfo, no bairro da Pedreira.

A cada lugar, uma vivência única do carimbó. Pescadores, lavradores, catadores de mariscos e crustáceos, camponeses, trabalhadores urbanos, devotos, etc., são os artistas de uma cena múltipla, pulsante e encantada pelos tambores. O carimbó está vivo, só não vê quem não quer.